Integrantes


 

Desde 1955 a Biblioteca Pública Municipal de Americana ”Professora Jandyra Basseto Pântano” procura desempenhar seu papel social de prover informações, de armazenar e ofertar atividades culturais em espaço público, democrático e acessível a todos. Atualmente instalada no histórico prédio do Colégio Heitor Penteado, na Praça Comendador Müller, a Biblioteca possui coleções de obras informativas, literárias, infanto-juvenis, científicas e religiosas, além de coleções de periódicos, clippings jornalísticos e uma gibiteca. Entre os serviços e espaços disponíveis, destacam-se o empréstimo de materiais, o acesso gratuito a Internet, as salas de leitura, a ludoteca e a sala de eventos.

Praça Comendador Müller, 172 – Centro- Americana/SP
CEP 13.465-289
Fone/Fax: (19) 3461-9157

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 9h00 as 18h00
Sábados das 9h00 as 13h00


Só há uma coisa que deixa a EDITORA ADONIS mais feliz do que ajudar um livro a nascer. É fazer com que ele chegue a quem inspira o seu jeito de ser e de fazer literatura, ou seja, às crianças. E foi pensando em estimular o gosto pela leitura e pela produção de textos que a editora criou o projeto COMO NASCE UM LIVRO?. Desenvolvida há cinco anos, a iniciativa ainda visa valorizar os profissionais envolvidos na produção de um livro. Em 2012, a atividade ganhou a participação, mais que especial, de Sherlok Holmes®, o personagem de ficção da literatura britânica, criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle, com direitos autorais cedidos por Andrea Punket. Ao lado da anfitriã Adoninha (a encantadora mascote da Editora Adonis), Sherlok Holmes® acompanha os visitantes pelas instalações da empresa e pelo universo mágico das histórias da Adonis.

Rua do Acetato, 189 - Distrito Industrial Abdo Najar - Americana/SP
Fone: (19) 3471-5608

Horários, somente com agendamento pelo telefone




 
A Biblioteca Universitária Especializada da Faculdade de Tecnologia de Americana – FATEC – AMERICANA, instituição de ensino superior tecnológico público, estadual e gratuito, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS, atende sua comunidade acadêmica (3.000 alunos) com aproximadamente 20.000 volumes de diferentes mídias nas áreas de seus cursos de graduação e pós-graduação.

Rua Emiliano de Menezes, s/n – Vila Amorim - Americana/SP
CEP 13459-111
Fone: (19) 3406-5776 / 3406-3297

Horário de atendimento para docente e discente:
Segunda a sexta-feira das 8h00 as 21h30
Sábados das 8h00 as 13h00





As bibliotecas do UNISAL - Unidade de Ensino de Americana - têm por missão atuar como instrumento facilitador das atividades de ensino, pesquisa e extensão, mediante o acesso à informação e à promoção do conhecimento nas diversas áreas de atuação da instituição. Nosso acervo é composto por mais de 130 mil obras que são destinadas ao público acadêmico e à comunidade como um todo, uma vez que as bibliotecas são de livre acesso e consulta.

- Campus Maria Auxiliadora
       Avenida de Cillo, 3500 - Americana/SP
       Fone: (19) 3471-9700
       e-mail: biblioteca@am.unisal.br
       www.unisal.br

       Horário de atendimento para docente, discente e comunidade:
       Segunda a sexta-feira das 7h00 as 22h30
       Sábados das 7h00 as 13h30


- Campus Dom Bosco
      Rua Dom Bosco, 100 - Centro - Americana/SP
      Fone: (19) 3471-9700
      e-mail: biblioteca@am.unisal.br
      www.unisal.br

      Horário de atendimento para docente, discente e comunidade:
      Segunda a sexta-feira das 7h00 as 22h30
      Sábados das 8h00 as 12h00




A ETEC POLIVALENTE de Americana acredita que a Educação é dever da família e do Estado. Inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais da solidariedade humana procura desenvolver no educando o preparo para o “ser cidadão” integrando-o também, no universo do trabalho. O CEETEPS crê na perspectiva da aprendizagem permanente e da formação contínua, tendo em vista a construção de competências interdependentes entre o “saber” (conhecimento), o “fazer” (habilidades), “o ser” (comportamentos). Juntos, apresentam em sua biblioteca, para além de seu acervo, também, um ponto de leitura e pesquisa. Buscando, assim, valorizar não somente o conhecimento técnico e didático, mas também, apresentar a literatura como uma efetiva possibilidade para o desenvolvimento intelectual e formação crítica do leitor.

Avenida Nossa Senhora de Fátima, 567 – Vila Israel - Americana/SP
Fone: (19) 3468-4071

Horário de atendimento para docente e discente:
Segunda a sexta-feira das 7h as 12h, das 13h as 17h e das 18h as 22h




A FAM – Faculdade de Americana, desde o seu credenciamento, vem crescendo de forma sólida e contínua, sempre preocupada em investir em Americana e região, em busca de iniciativas que garantam à Educação, resultados qualitativos. Dentro desse contexto, a Instituição entende que o ensino, a pesquisa e a extensão não podem deixar de responder, de forma dinâmica, eficiente e consequente, aos problemas sociais que refletem as necessidades da comunidade local, regional e nacional. E acredita, principalmente, que o incentivo à leitura é um grande passo para mudar a realidade da sociedade, por isso apoia o Projeto Rota Literária, por meio de um acervo bibliográfico que vai desde as áreas de Saúde, Humanas, Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia, Biologia até jornais e periódicos. 

Avenida Joaquim Boer, 733 – Jardim Luciene - Americana/SP
Fone: (19) 3465-8100

Horário de atendimento para docente, discente e comunidade:
Segunda a sexta-feira das 8h00 as 22h30
Sábados das 8h00 as 16h00





A biblioteca do SENAC Americana possui uma estrutura de fácil acesso para o público geral e para portadores de necessidades especiais. Conta com espaço para leitura e estudo em grupo e seis computadores conectados a internet além de rede WiFi (internet sem fio), facilitando o processo do conhecimento e aprendizagem. Seu acervo é composto por mais de 3.000 itens, entre livros, dicionários, apostilas, periódicos, jornais, softwares, CDs Rom, DVDs, Áudio-livro e livros em Braille. A biblioteca está a disposição para orientação e pesquisa, visando sempre o crescimento integral dos usuários.

Rua Doutor Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo - Americana/SP
Fone: (19) 3621-1050

Horário de atendimento para docente, discente e comunidade:
Segunda a sexta-feira das 8h as 21h
Sábados das 8h as 15h





O SESI tem como missão promover a qualidade de vida do trabalhador da indústria e de seus dependentes, com foco em educação, saúde e lazer,  além de estimular a gestão socialmente responsável da empresa industrial. As bibliotecas escolares do SESI-SP são uma importante ferramenta para os professores no desenvolvimento das atividades pedagógicas, facilitando e dinamizando o processo de ensino e aprendizagem. Estimulando o prazer da leitura nos alunos e contribuindo para a formação de cidadãos reflexivos, no SESI, as bibliotecas escolares estão presentes desde o início da escolarização dos estudantes.

Avenida Bandeirantes, 1000 – Machadinho - Americana/SP
Fone: (19) 3471-9001 / 3471-9027

Horário de atendimento para docente, discente e comunidade:
Segunda a sexta-feira das 7h as 16h



A AGOSTINHO DE CULTURA, é resultado do esforço de um grupo de pessoas apaixonadas pela leitura e pela escrita, e confiantes no poder transformador do saber cultural. A Agostinho entende que estimulando a leitura e promovendo o acesso aos livros – em que formato for, possa contribuir para a formação de cidadãos que reconheçam-se protagonistas de sua própria história e, efetivamente integrados à história da humanidade.

Rua Florindo Cibin, 329 – Vila Medon - Americana/SP
Fone: (19) 3648-0188

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 9h as 17h






Criado em 2005, numa parceria entre o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Americana, o NAI – Núcleo de Atendimento Integrado de Americana, oferece atividades educacionais, culturais e artísticas durante o tempo em que o jovem fica custodiado no espaço. Dentre as atividades oferecidas, a biblioteca é uma das mais procuradas pelos jovens, como pode ser observado pelos depoimentos abaixo:
        
           “No período em que estou custodiado no NAIA, a biblioteca é importante, pois me ajuda na melhora da escrita e compreensão. Ela é muito importante para minha vida porque eu gosto de ler, aprender palavras diferentes, além de ajudar a melhorar minhas notas na escola, é por isso que eu gosto de ir à biblioteca. Entendo que ela tem muito valor, pois sem ela eu não vou ser alguém na vida e poder ajudar minha família.
                                                 D. S. P. F. /  17 anos

          “‘Bom, para mim a biblioteca é importante tanto neste momento que estou custodiado ou quando estou em liberdade, em minha opinião sempre é bom tirar uns 30 minutos por dia para ler. Eu preciso ficar num lugar silencioso para ler e prestar a atenção. Os livros trazem com eles muitas novidades, aprendemos muitas coisas, portanto nunca podemos desprezar um livro, ele pode ser a chave para contribuir na abertura de nossa mente e na construção de nosso futuro.”
                                             M. C. S. A. / 16 anos


Avenida da Saudade, 65 – Cordenonsi - Americana/SP
Fone: (19) 3408-3856
Fax:   (19) 3408-1444

Horário de atendimento
Apenas para a população interna




 

Fundado em 2001 por produtores e gestores culturais, o FÁBRICA DAS ARTES é um espaço alternativo que oferece cultura e lazer ao público em geral, com atividades diversificadas. No entanto, é na produção teatral que faz-se reconhecer na cidade de Americana. Seguindo sua missão no fomento das artes, é que está apresentando e disponibilizando à ROTA LITERÁRIA seu acervo técnico composto por livros didáticos e peças de teatro.

Rua Dr. Cícero Jones, 146 – Vila Rehder - Americana/SP
Fone: (19) 3014-1990

Horário de atendimento
Enviar mensagem para agendar atendimento




 

A psicanálise, um campo clinico e de investigação da psique humana, fundado por Sigmund Freud tem sido lida, estudada, praticada e reescrita por inúmeros psicanalistas. Este acervo objetiva incentivar a leitura direta da fonte, isto é, dos livros que guardam a experiência clinica e a construção teórica da psicanálise de Freud.

O acervo da BIBLIOTECA DE PSICANÁLISE DA ESCRITORA LEILA SELEGUINI é composto, dentre outras, pela Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud; Seminários de Jacques Lacan; Escritos e demais publicações de Lacan; Dicionários de Psicanálise; Biografias de Freud e de Lacan; Correspondência entre Freud e Fliess; Livros de diversos psicanalistas: Colette Soler, Garcia-Roza, Roudinesco, Mauro Mendes Dias, J.A. Miller, Erik Porge, Antonio Quinet, Rinaldi, Jean-Pierre Lebrun, entre outros; além de várias edições da Revista Literal da Escola de Psicanálise de Campinas.

Rua José Galassi, 311 – Praia dos Namorados - Americana/SP
Fone: (19) 3465-3449 / 9141-3976
leilaseleguini.blogspot.com

Horário de funcionamento com agendamento
Sábados das 14h as 18h




 

A CACHAÇARIA BEBA & BABE é, atualmente, um dos melhores destinos para aqueles que buscam boa comida, bebida e descontração. Todavia, o que mais se destaca no local é a qualidade do atendimento dispensado, principalmente, pelo proprietário do local, Sr. Odir Demarchi. É sempre com grande carinho que ele recebe a todos para apresentar o seu cardápio onde figuram grande variedade de cachaças. No local também pode ser consultado publicações sobre essa bebida que é genuinamente brasileira.

Rua Japão, 43 – Parque das Nações - Americana/SP
Fone: (19) 3406-5871

Horário de funcionamento
Segunda a Sexta-feira das 16h as 00h
Sábados das 10h30 as 19h


A CASA DE CULTURA HERMANN MULLER foi projetada por Hermann Müller Carioba e edificada em 1909. Passou por várias intervenções e em 1983 foi incorporada ao patrimônio público através de acordo com os últimos proprietários. A partir de 2001 abriga as mais variadas manifestações artísticas, acolhendo exposições, oferecendo oficinas e salas para eventos culturais. A instituição possui uma Sala de Leitura denominada Zélia Gattai e conta com um acervo de aproximadamente 1.500 obras.

Avenida Carioba, 2001 – Bairro Carioba
Americana-SP.
Fone: (19) 3462-6048

Horário de Atendimento:
Terça-feira a sexta-feira das 9h as 17h
Sábados das 10h as 16h





O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA, criado em 2003, pela Secretaria de Estado da Educação, trata da abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes. Reunindo profissionais da Educação, voluntários e universitários, o Programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida, cada vez melhor. Cada escola organiza as atividades dentro de 4 eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. Em Americana, o programa pode ser encontrado nas escolas estaduais abaixo relacionadas:

Horário de atendimento para comunidade:
Todos os Sábados e domingos – das 9h as 17h

E E Prefeito Antonio Zanaga
Av. Candido Portinari, 801 – Antonio Zanaga I
Fone: (19) 3469-1042
e-mail: e039846a@see.sp.gov.br

E E Profª Clarice Costa Conti
Rua Maria Cavalcanti Proença, S/N – Antonio Zanaga II
Americana
Fone: (19) 3469-1197 / 3469-1204

E E Profª Dilecta Ceneviva Martinelli
Rua das Orquídeas, 214 – Cidade Jardim
Fone: (19) 3406-1800

E E Profª Idalina Grandin Mirandola
Rua Agenor Faion, 691 – Vila Bertine III
Fone: (19) 3468-3973 / 3468-4900

E E Prof. João Solidário Pedroso
Rua Santo Onofre, 275 – São Manoel
Fone: (19) 3468-4965

E E Maestro Germano Benencase
Rua Asteróide, 224 – Jd. Alvorada
Fone: (19) 3461-8017

E E Prof. Martinho Rubens Beluco
Rua Aristodemo Ardito, 550 – Jd. do Lago
Fone: (19) 3467-3700 / 3467-2255

E E Olympia Barth de Oliveira
Rua Itapemirim, 149 – Jd. Ipiranga
Fone: (19) 3406-2307 / 3461-8047

E E Profª Risoleta Lopes Aranha
Rua Treze de Maio, 471 – São Domingos
Fone: (19) 3406-1800





Veja se você é capaz de responder a essa pergunta: qual o gostinho que a leitu ra tem? Para cada um, esse gostinho pode ser diferente. Mas em uma coisa a maioria concorda: a leitura sempre deixa um gostinho de quero mais. Tanto que quando um livro é bom, todo mundo quer chegar ao final e quando acaba, quer que a história continue. Pensando nisso, a GOSTINHO DE LEITURA promove e realiza, todos os domingos, o projeto LEITURA COM PIPOCA. A iniciativa recebe, em média, cerca de 300 pessoas que, semanalmente, saboreiam diversas atividades lúdicas e divertidas, sempre com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, especialmente, ao público infantil.

Avenida Brasil, 2525
Zoológico Municipal de Americana
Fone: (19) 3407-7536

Horário do evento:
Todos os domingos, das 10h às 12h




 
Democratizar a leitura é o grande objetivo do projeto crossbooking. Idealizado nos Estados Unidos, o projeto ganhou o mundo e consiste-se em fazer circular livros deixados em diversos e diferentes lugares. Qualquer pessoa pode colocar um livro para circular, basta cadastrá-lo no projeto, e assim acompanhar sua trajetória. Apesar dessa iniciativa não ser muito conhecida no Brasil, ela é amplamente praticada em Americana e aparece com o nome de LIVRO NO PONTO. Uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo e que viabiliza-se por meio da ação da biblioteca pública municipal. Mais de dois mil livros são colocados mensalmente em circulação nos pontos de ônibus localizados na Praça Comendador Muller, sendo que diversos deles já foram acompanhados em lugares bem distantes, como Franca/SP, Rio de Janeiro/RJ, Paris/Fr, entre outros.

Praça Comendador Muller – Centro
Americana-SP.
Fone: (19) 3461-9157

Horário:
Os livros são disponibilizados normalmente no período da manhã.





A Vila do VILA SCAMBOO já é conhecida de muitos. Trata-se de um ambiente  que faz referência aos antigos botecos, onde cantores, poetas e personalidades cultivavam o estilo de vida boêmio e se reuniam em mesas de bar espalhadas pela calçada para trocar ideias e bater um bom papo acompanhado de tiragostos, cerveja gelada e muita descontração. A novidade é que agora a Vila do Villa também é lugar para escambo de livros e, principalmente escambo dos conhecimentos que podem ser partilhados a partir do livro, e no melhor estilo boêmio. Como faziam (e ainda fazem) os poetas e outros.

Avenida Paulista, 75 – Colina - Americana/SP
Fone: (19) 3408-3031

Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira – a partir das 17h30
Sábados – a partir de 18h